9/02/2017

Os filmes de Terror dos anos 80 e 90 eram melhores que os de hoje?





A Diferença entre os filmes nos anos 80 e 90 para hoje é a REALIDADE: não tinha.

Essa semana entrou alguns filmes mais antigos na Netflix como Massacre da Serra Elétrica 2, Candyman e Sexta-feira 13 parte 7.
Todos foram sucesso nos anos 80 e 90, mas o Sexta-feira 13 me chamou atenção pra um detalhe, a sinopse!




"A jovem psicótica Tina Sheppard retorna a Crystal Lake com sua mãe Amanda e seu psicólogo. Sem querer, ela ressuscita o assassino sangrento Jason de sua sepultura debaixo d'água."

Repare nisso, uma garota foi pra Crystal Lake e SEM QUERER ressuscitou o Jason. Pronto, acabou, sem perder tempo com explicações, o que o público quer é levar sustos, ver sangue e o Jason matando adolescentes seminuas.

Isso não acontece só com o Jason, mas vários filmes de terror, nos anos 80 o publico não exigia muitas explicações porque um boneco saia andando e matando todo mundo, mortos levantavam e monstros apareciam dos bueiros. A pessoa queria ver um filme de monstro, que saia matando as pessoas e assustando todo mundo, e estava ali. Na maioria das vezes eles vinham até do espaço e pronto, não precisa explicar nada.




Acho que parte dessa diferença hoje é que o publico dos anos 80, como eu, cresceu e claro já não sente mais medo de um boneco assassino. A coisa tem que fazer mais sentido para assustar adultos. Então você procura lógica, motivos para sentir medo.

É engraçado ver essa diferença, e talvez por isso algumas pessoas não concordem com minhas críticas aos filmes de terror, mas eu vejo isso, se o filme cumpre com o objetivo dele, que seja assustar, causar medo, ou até enjoo nos casos do gore. Eu não fico exigindo muitas explicações, prefiro focar no resultado e na diversão do filme.
Existem outros fatores também como os efeitos especiais que as maquiagens antigas eram bem mais legais que o CGI de hoje. O humor negro e as "lições de morais" de algumas histórias davam ainda mais pontos para os filmes antigos, coisas hoje meio "censuradas" pelo politicamente correto.




O que você acha? Qual sua expectativa com os filmes de Terror?

Não se esqueça de ver os filmes de Setembro da Netflix e faz uma comparação entre os antigos e os novos!

Bons Pesadelos...