loading...

4/05/2017

Veja essa escultura do Buda feita com 20.000 Besouros




O artista japonês Yoneji Inamura passou seis anos de sua vida colecionando 20000 besouros de diferentes variedades e usando-os para criar uma escultura de cinco metros de uma imagem budista popular.




Ninguém sabe como o Inamura conseguiu pegar os besouros, algumas pessoas falam que foi em seu tempo de trabalho numa ferrovia local em Itakura quando ele percebeu que o besouro rinoceronte parecia muito com os dedos da imagem budista, outros dizem que ele estava ajudando crianças a pegar besouros e ficou fascinado com eles. Inamura viveu em uma área rural do Japão e passou a vida cercado por besouros de todos os tipos, lá ele dedicou a maior parte do seu tempo livre em caçar besouros para sua coleção.

Yoneji Inamura não era um artista profissional, mas em 1970 ele teve a ideia de fazer uma obra de arte com sua coleção de besouros. Então seu primeiro trabalho foi cobrir uma escultura de um Samurai de madeira com mais de 5 mil besouros de várias espécies diferentes. Ele passou 10 meses usando os insetos para criar uma armadura única para o Samurai.




Quando Inamura apresentou seu trabalho uma parte do publico elogiou seu talento mas a resposta não foi totalmente positiva. Muita gente ficou chocada e achou Inamura cruel por matar milhares de insetos para criar uma obra de arte. Com as críticas ele resolveu homenagear a morte dos besouros, mas de uma maneira bizarra que foi matando 4 vezes mais insetos!

Em 1972 Yoneji Inamura começou seu trabalho mais impressionante que foi uma escultura feita de 20 mil Besouros. Uma estátua de 1,5 metros de uma divindade budista popular no Japão. Ele disse a um jornal japonês que fazendo uma estátua de Buda ela seria um memorial para os insetos mortos.

Demorou 6 anos para o Inamura completar o seu Buda, ele junto besouros todos os dias antes e depois do trabalho e foi montando ele aos poucos. A escultura gerou polêmica, ganhou publicidade mas fez sucesso no final dos anos 70 e pessoas de todo o Japão viajavam para ver a estátua do Buda. Mas o tempo passou e a estátua foi esquecida.

A 2 anos atrás a estátua foi redescoberta pelo diretor de um museu que estava caçando obras de arte para uma exposição. A estátua novamente fez sucesso na mídia e hoje é exibida com orgulho na prefeitura de Itakura. O artista Yoneji Inamura faleceu no final de 2016 aos 98 anos.

Não se pode negar a beleza das obras de Inamura, mas elas continuam sendo macabras, mórbidas e causando arrepios quando você lembra que elas são feitas com milhares de insetos mortos.


Veja as obras do Inamura em detalhes:











Uma arte bonita ou macabra?

Bons Pesadelos...

O PC do Medo B queimou, se você puder, ajude nossa vakinha para continuar o blog e voltar o canal! Clique Aqui

loading...