4/20/2017

Os Códigos Criptografados Mais Misteriosos do Mundo







Já falei diversas vezes no site sobre o caso do Bruno Borges, um jovem de 24 anos que desapareceu no Acre e deixou para trás pelo menos catorze livros e diversos escritos criptografados e cheios de códigos secretos.
Pouco mais de duas semanas após o incidente, vários trechos começaram a ser decifrados e diversas traduções e mensagens começaram a aparecer, como já mostrei aqui, aqui e, mais recentemente, aqui.

Acho que isto já era esperado pros leitores aqui do site, pois apesar de parecerem extremamente complexas e complicadas aos olhos daqueles que ainda não tem experiência no assunto, nós sabemos que decifrar códigos é similar a disputar uma partida de um jogo de poker. Ou seja, é algo baseado em treino e habilidade, completamente diferente de algo baseado em sorte.
Sendo assim, da mesma maneira que em uma partida de poker é necessário analisar padrões e testar jogadas e estratégias diferentes para descobrir quais funcionam com cada adversário, cada código funciona da sua própria maneira e é preciso ir testando os diferentes tipos de possíveis soluções até finalmente encontrar a correta.
E assim como no jogo de cartas a melhor maneira de se tornar bom é jogando muitas mãos, a melhor maneira de se tornar um expert em decifrar códigos é decifrando muitos deles! Eu particularmente recomendo bastante o excelente livro "O Livro dos Códigos" do autor Simon Singh.
Entretanto, existem códigos tão complexos e misteriosos que nem mesmo os maiores e mais experientes criptógrafos do mundo conseguiram desvendá-los! E como a tradição aqui do site manda, é deles que eu vou falar hoje!

Para manter as coisas interessantes, eu escolhi um código secreto criado especificamente para a CIA, um livro com códigos indecifráveis escrito por um autor genial, um código de um dos maiores serial killers da história, um código que pode tornar quem decifrá-lo em um milionário da noite para o dia e um código secreto que ressurgiu recentemente e pode ajudar a desvendar um mistério!




Kryptos: Esculpido pelo artista Jim Sandborn e colocado na frente da sede da Agência Central de Inteligência (CIA) em Langley, o monumento Kryptos - cujo nome significa "escondido" em grego - tem desafiado os maiores criptólogos do mundo inteiro desde a sua concepção em 1990.

A escultura é composta por quatro enigmas com letras e números normais. Três dos quatro já foram decifrados por Jim Gillogly no final dos anos 90, entretanto o último ainda segue sem solução e a fama do objeto foi amplificada no imaginário popular após ele ter um papel no livro "O Símbolo Perdido" do célebre autor de mistério Dan Brown.
A última pista, fornecida pelo autor há mais de cinco anos, foi a simples revelação de que a frase "64-69 NYPVTT" significa "BERLIN" sem qualquer indicação sobre o que poderia significar o resto.




Codex Seraphinianus: O Codex Seraphinianus foi cuidadosamente escrito e ilustrado durante anos pelo artista italiano Luigi Serafini e provavelmente é o livro de códigos mais famoso já criado.

Trata-se de uma enciclopédia com quase 400 páginas nas quais o autor apresenta ao leitor um mundo incrível com características físicas, químicas e biológicas únicas e ricamente ilustradas.
Além das ilustrações, praticamente todas as páginas contém descrições e expressões em uma linguagem própria cheia de símbolos que fazem sentido e possuem significados claramente definidos dentro da lógica do livro mas que aparentemente não podem ser decifradas fora dele.

As únicas exceções são duas páginas que contém termos em inglês e francês, mas até hoje ninguém conseguiu descobrir qual a ligação delas com o resto!
É difícil encontrar o livro com boa qualidade na internet, então para aqueles que tiverem um interesse maior na obra é bom ressaltar que é possível adquirir cópias do Codex, apesar delas normalmente custarem pelo menos algumas centenas de reais.




Códigos do Zodíaco: Os "códigos do Zodíaco" são uma série de enigmas diferentes - entre cartas, poemas e quatro criptogramas, dos quais apenas um foi decifrado - enviados pelo "Assassino do Zodíaco", serial killer dos anos 60/70.

Ele foi comprovadamente responsável pelo assassinato de pelo menos cinco pessoas - outras duas vítimas felizmente conseguiram escapar - e alega ter matado um total de 37.
A história do assassino e seus códigos misteriosos era famosa nos Estados Unidos, mas ganhou fama internacional quando foi retratada no ótimo e altamente recomendado thriller "Zodíaco" do diretor David Fincher (que também foi responsável por Clube da Luta).

A parte mais assustadora de tudo isto é que o caso permanece aberto no Departamento de Justiça da Califórnia e a identidade do assassino - que apesar de idoso ainda pode estar vivo e em liberdade hoje em dia - provavelmente nunca será revelada!




Cifras de Beale: Criadas por Thomas J. Beale em 1822 as "Cifras de Beale" são compostas por três mensagens criptografadas deixadas com seu amigo Robert Morris e pode deixar rico da noite para o dia quem finalmente decifrá-las.

Apesar da veracidade das cifras ainda ser disputada, as três em tese revelariam onde estaria escondido um tesouro milionário em moedas de ouro e prata e foram feitos por Thomas como uma espécie de seguro para seus amigos e familiares caso ele viesse a falecer em uma de suas várias viagens.
A primeira mensagem contém a localização do tesouro, a segunda a quantia e a terceira qual parte do valor cada um dos amigos e familiares deveriam receber.
Até hoje, a única mensagem decifrada foi a segunda, que diz que o tesouro pesa três toneladas e vale o equivalente a vinte milhões de dólares nos dias de hoje.
As outras duas partes seguem sem qualquer perspectiva de resolução, mas qualquer um que consiga poderá se tornar um milionário!


Quem prestou atenção no início do texto vai perceber que eu não coloquei o quinto e último código prometido no final do artigo...

É porque se trata da Cicada 3301, um dos códigos secretos mais famosos de todos os tempos e que inclusive apareceu recentemente apareceu no quarto do Bruno Borges! Já existe um artigo inteiro exclusivamente sobre ela no site que você pode ler agora mesmo!


E aí? Gostou destes códigos? Acha que faltou mais algum? Conta para mim nos comentários!


Bons Pesadelos...