4/06/2017

Os bizarros posters de filmes de Terror de Gana





Os cartazes de filmes de Terror de Gana são incríveis, e a história deles é tão interessante quanto eles. Os cartazes ou posters foram pintados por artistas locais para promover exibições clandestinas de filmes estrangeiros que eram contrabandeados. Essas imagens promocionais eram totalmente desautorizadas por Hollywood na época.




Nos anos 80 e 90 surgiram os "clubes de vídeo" em vários países pobres ou que viviam em regimes fechados como o comunismo. Esses clubes exibiam fitas VHS contrabandeadas dos EUA e Hong Kong. Os filmes muitas vezes era proibido em países comunistas por serem americanos e por questões financeiras. A população não tinha acesso a um vídeo cassete, muito menos locadoras com filmes em VHS.
Então alguém com dinheiro comprava uma TV e um vídeo cassete e fazia sessões de filmes com fitas VHS contrabandeadas. Isso ficou conhecido como o Clube do vídeo, e era um sucesso nos países pobres ou fechados.

Os clubes de vídeos então contrataram artistas locais para pintar os cartazes dos filmes que seriam exibidos. A grana era tão baixa nesses países que os cartazes, as vezes, eram pintados até em sacos de farinha.
Esses pintores muitas vezes redesenharam ou até inventaram cenas clássicas de filmes de Hollywood em seus cartazes.

Um desses países era Gana. Em 2000 a economia de Gana cresceu e a população teve acesso a mais tecnologia de vídeos caseiros. Assim por lá os clube de vídeos desapareceram.
Mas seus cartazes passaram a ser obra de arte na mão de colecionadores, que fazem até exibição dos posters em galerias.

Um poster original de Gana dos anos 80 ou 90 pode valer até 15 mil dólares. Os posters que estejam desgastados pelo tempo ou manchados de lama podem ser até mais caros pelo valor histórico que os colecionadores buscam neles. Hoje existem até falsificação desses cartazes.

Veja alguns posters de Terror dos clubes de vídeos de Gana:













Se você gostou da história dos Clubes de vídeos, pode ver mais sobre eles no documentário "Chuck Norris Vs Communism" que tem no Netflix.

Bons Pesadelos...

O PC do Medo B queimou, se você puder, ajude nossa vakinha para continuar o blog e voltar o canal! Clique Aqui