4/09/2017

13 Reasons Why - Netflix - Review / Crítica





Assisti 13 Reasons Why e vou fazer o review aqui no Medo B. Não é uma serie de Terror apesar de ser uma série pesada de certa forma. Mas tudo bem se você não quiser ler o review de um drama. Eu to postando aqui pq é o espaço que eu uso pra fazer reviews.




13 Reasons Why ou "Os 13 Porques"(Que é o titulo do livro no Brasil, mas a Netflix não traduz o titulo das suas produções), é uma série de drama adolescente. Bom, ela começa adolescente mas acaba bem adulta no final.

A série mostra em 13 episódios os 13 motivos porque uma garota se suicidou. Ela gravou 13 fitas k7 falando em cada uma quem tinha uma parte da culpa do suicídio dela e o porque. Ela mandou essas fitas para a 1 pessoa com a ordem dela ser passada pra frente, pra ser ouvida uma a uma pelas 13 pessoas, e com a condição de que se a pessoa não ouvisse as fitas e passasse adiante elas vazariam pelo colégio, pais, policia, para todo mundo ouvir.
Hannah Baker tinha um QUE de Jigsaw, eu achei isso bem Jogos Mortais e bem legal.




Essa é uma série que definitivamente tinha que ser série mesmo. Eu me questiono hoje porque fazem tantas séries, sendo que algumas enrolam demais(oi TWD) e poderiam ser apenas um excelente filme em 2 horas. 13 Reasons Why não, ela tinha que ser uma série mesmo. Você tem que se apegar aos personagens e ser torturado junto com eles, um a um, episódio por episódio ouvindo as fitas.
Acredite em mim, a série começa bem adolescente, na metade você ainda está achando adolescente e a Hannah dramática, você ainda não vê motivos pro que ela fez, definitivamente, mas os motivos estão lá. Eles pioram e muito até o final, e o ultimo episódio da série é pesado. Se você se apegar aos personagens, que é o objetivo da série, você vai levar um soco no final. A série tem até uma cena gore.

13 Reasons Why tem excelentes personagens, Clay que é o garoto "da vez" com as fitas, e é ele que você acompanha escutando elas uma a uma, Tony que é um personagem misterioso e amigo do Clay, e a própria Hannah que narra toda sua história. Isso sem contar todos os outros que formam uma escola padrão com adolescentes nerds, atletas, fortões e etc...




Hannah e suas fitas "Jogos Mortais" me seguraram a série toda pela curiosidade e pelo mistério. O final é bem triste, a parte que você já sabe pelo menos, mas a série no todo não é puxada por esse drama "deprê" e de tristeza, acho que isso é o que pesa mais no final... Eu não sei, eu gostei muito. Assista, tire suas próprias conclusões e depois me conta aqui.




Sim, o tema da série é pesado e fala de suicídio. É forte como eu já disse. Mesmo assim o CVV(Centro de Valorização da Vida) disse que a série fez aumentar em 100% o numero de pedidos de ajuda só na semana de lançamento. Várias pessoas mandaram emails e mensagens com o titulo "13 Reasons Why". Então as vezes você pode achar que a série vai prejudicar você ou algum conhecido mas ela acaba ajudando, fazendo a pessoa se abrir.
Se você quiser o contato do CVV, o site está aqui, ou ligue 141.


Abraços

O PC do Medo B queimou, se você puder, ajude nossa vakinha para continuar o blog e voltar o canal! Clique Aqui