7/04/2016

Pulgarasi - O Godzilla da Coreia do Norte



Sim a Coreia do Norte tem o seu próprio Godzilla, o Pulgasari!

Nos anos 80 tinha uma moda de monstros gigantes pela Ásia, quando não eram em filmes, eram em séries de heróis como Jaspion e Changeman, todos sempre enfrentavam monstros gigantes!

Nessa época, Guerra Fria, a Coreia do Norte não queria ficar para trás, tinha que mostrar que também conseguia fazer as coisas, então ela fez seu próprio filme de monstro gigante... do jeito da Coreia do Norte fazer as coisas...

ELES SEQUESTRARAM O DIRETOR E A ATRIZ!!

Sim, agentes norte coreanos sequestraram a atriz sul coreana Choi Eun-Hee que era esposa do diretor Shin Sang-ok. Quando os 2 estavam no país, o lider supremo Kim Jong-il que era fã do diretor reuniu os 2 e fez uma proposta irrecusável, trocou a liberdade deles por 7 filmes para a Coreia do Norte!



Sem muitas opções eles fizeram os filmes, um deles foi Pulgasari! E não é a toa que falam que o filme é o Godzilla da Coreia do Norte. Para fazer o filme e o monstro gigante, Kim Jong-il contratou a equipe do estúdio Toho, criador do Godzilla! Foram os mesmos caras que produziram Pulgasari.


Pulgasari é mais uma propaganda do regime comunista e mostra como o capitalismo é malvado, em versão de monstro gigante. A loucura da Coreia do Norte não deixa de ser fascinante. Pra eles natural é SEQUESTRAR e OBRIGAR um diretor a fazer um filme defendendo esse regime como se fosse bom rsrsrs :P



Pulgasari é a história de um velho ferreiro nos tempos da Dinastia Goryeo. A Coréia é governada por um rei que controla a população com um punho de ferro e mantém o povo na miséria. O pobre ferreiro é preso e na cela cria uma pequena estatueta. Quando sua filha deixa sangue escorrer nela, ele cria vida, começa comer ferro até ficar gigante e se torna, Pulgasari! O protetor do povo. Junto com o exército dos plebeus, o dinossaurão lidera uma rebelião contra o rei. Ele eventualmente se torna corrompido pelos excessos da vida capitalista e eventualmente trai a causa.


Bon se você quiser ver, tem o filme completo no youtube com legendas em inglês, eu vou deixar ele aqui:






Essa é mais uma curiosidade absurda da Coreia do Norte que achei quando fiz o post sobre 15 curiosidades da Coreia do Norte.

Só a história do sequestro do diretor já valia um filme!



Bons Pesadelos...